A evolução do mobile marketing em 9 cases inovadores

O Brasil encerrou o mês de maio com 215 milhões de telefones móveis, com crescimento de 5,95% em relação ao mesmo período de 2010 (Anatel). Os celulares, mais precisamente os smartphones, são uma das ferramentas mais poderosas para coletar dados, pois não dizem apenas o que o consumidor quer mas aonde eles estão. Localização, atividade e tempo são uma combinação poderosa, mas a maioria das empresas estão com tanta pressa em executar ações de mobile marketing que, erroneamente, focam na tecnologia em vez de focar nas pessoas. Assim, as mensagens enviadas possuem pouca relevância e os consumidores as filtram como fazem com o telemarketing.

Abaixo, um vídeo que resultou de uma pesquisa realizada pelo Google, sobre o comportamento dos usuários de smartphones e como estes aparelhos influenciam a forma como eles buscam, compram e respondem às campanhas mobile.

Para ser relevante e chegar ao consumidor, as empresas precisam repensar suas estratégias de mobile marketing. A audiência não é mais passiva, ela responde em tempo real, influenciando o escopo e a direção das ações. Estamos falando de criar um diálogo com o consumidor. E para que isso aconteça, as marcas precisam motivar a participação com ações dinâmicas e flexíveis, incluindo serviços como busca, redes sociais, vídeos, música, games, pagamentos, transações, geolocalização e realidade aumentada. Além disso, é preciso pensar de forma integrada, não apenas construindo vários aplicativos mas conectá-los as outras ações e à presença digital da marca.

Alguns cases de ações e inovações mobile para aprendizado e inspiração:

Google Wallet: pagamento mobile através de smartphones Android

Ao scannear o celular no terminal, é possível realizar o pagamento, processado pelo sistema da MasterCard. Junto a esse serviço, o Google também oferecerá descontos baseados no histórico de compras do consumidor (Google Offers).

http://www.google.com/wallet/

Canal VH1 lança aplicativo que integra redes sociais e TV

O usuário pode twittar ou fazer comentários no Facebook enquanto assiste aos programas do canal. O aplicativo cria um ambiente interativo e integrado, onde os usuários podem acompanhar quem também está assistindo e o que está sendo falado sobre o canal.

http://itunes.apple.com/us/app/vh1-co-star/id413522634?mt=8

Aplicativo mobile do Danske Bank permite que usuários paguem conta apenas tirando uma foto dela para reconhecer os dados e selecionando “pagar”.

http://www.danskebank.se/sv-se/privat/Hembanken/Tjanster-i-hembanken/Pages/mobilbank.aspx

Aplicativo criado por político da Filadélfia para que os cidadãos controlem o que está sendo gasto e realizado em sua cidade

Os usuários também podem reportar fraudes com fotos e vídeos. O objetivo é aumentar a transparência do governo e o poder do cidadão.

http://itunes.apple.com/us/app/philly-watchdog/id428024273?mt=8

Vodafone – London Calling

Em Londres, a empresa passou a permitir que seus consumidores pagassem o táxi com uma mensagem de texto especificando o número do taxi e quanto eles desejam pagar. O valor é cobrado direto na conta de celular.

American Express lança plataforma de pagamento digital (acessada via web ou mobile) chamada Serve: é possível fazer transferências, pagamentos, consultar suas contas e gerenciá-las.

http://about.americanexpress.com/news/pr/2011/serve.aspx

Consumidores pagam por café da Starbucks via smartphone ao scannear código de barras

O serviço está disponível em 6,800 lojas americanas e, em abril de 2011, foi utilizado por mais de 3 milhões de consumidores, sendo considerado o maior serviço de pagamento mobile do país.

http://www.starbucks.com/coffeehouse/mobile-apps/starbucks-card-mobile

David Bowie lançará single Golden Years remasterizado como aplicativo de iPhone

Os usuários e produtores podem remixar os sons, disponibilizados também em arquivos separados próprios para mixagem.

Marca de roupa French Connection: aplicativo de compras

O usuário pode ver as peças disponíveis em estoque, compartilhá-las via redes sociais em busca de conselhos e opiniões de amigos, e também comprá-las.

http://www.frenchconnection.com/index.aspx?mscsmigrated=true

Fontes: Trendwatching, Mashable e Exame

Por Samanta Fluture, Gil Giardelli e InovadoresESPM

tags:

One Response to A evolução do mobile marketing em 9 cases inovadores

  1. Veronca says:

    P mim faltou o case da Visa, q transformou os celulares em dispocitivos de pagamento como os da Ciello

Comente

Seu email não será publicado Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>