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O que já está acontecendo: Realidade Virtual e Inovações Tecnológicas

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Vivemos numa época em que inovar é preciso, e conhecer essas tendências é essencial para fazer previsões e avaliar para onde negócios, sociedade e comércio estão indo.

Nesta nova configuração, é importante atentar para as necessidades do público. Uma pesquisa da Escola de Negócios de Columbia apontou que 53% dos consumidores estão dispostos a compartilhar dados pessoais para ter como retorno ferramentas que os ajudem a tomar decisões.

A era do compartilhamento é cheia de opções e chegar a uma conclusão sozinho tornou-se muito difícil, por isso, diversos dispositivos e aplicativos que surgiram recentemente foram criados com esse propósito: dar assistência e/ou aconselhar clientes sobre como e com o que gastar seu dinheiro.

Outra direção que apontam dados fornecidos por estudo da IBM, de outubro, diz que 95% de empreendedores do varejo se mostraram interessados em investir em computação cognitiva nos próximos cinco anos. Ou seja, tecnologias de inteligência artificial e machine learning são também os mais visados pelo mercado e virão com tudo.

Com a ajuda do TrendWatching, selecionamos as inovações mais recentes e relevantes que provavelmente dominarão coração e mente das pessoas.

 

Netflix DIY (Do It Yourself)

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A empresa de streaming quer facilitar a vida de seus usuários. Em setembro, a Netflix anunciou a invenção “The Switch” (“O Interruptor”, em português), um botão que, apertado, conecta a televisão no aplicativo, apaga as luzes, silencia seu smartphone e até pede comida por delivery. A ideia viralizou como “Netflix and Chill” (algo como “Netflixe e Relaxe”).

Brincadeiras à parte, a companhia norte-americana publicou um passo-a-passo de como construir seu próprio dispositivo com o botão e os equipamentos necessários para tanto, como bateria, transmissor de TI e LEDs. De acordo com a declaração da empresa no evento NYC Maker Faire, “The Switch fará tudo que você precisar para uma maratona Netflix com apenas um botão”.

O serviço de streaming recomenda que os desenvolvedores tenha conhecimento sólido de eletrônicos e programação e os encoraja a compartilhar dicas e ideias que deram certo.

 

Cerevrum

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Como a realidade virtual tem se tornado cada vez mais acessível aos consumidores, desenvolvedores buscam torná-la mais imersiva, integral e poderosa. O Cerevrum é uma tecnologia que permite uma experiência de aprendizado cognitivo, além de jogos que treinam as potencialidade do cérebro, fortalecendo habilidades como memória, atenção, percepção e velocidade.

United Nations Millennium Campaign

Essa campanha das Nações Unidas promoveu a empatia de legisladores de boa parte do mundo, entre eles o secretário-geral Ban Ki-moon e a embaixadora dos Estados Unidos na ONU Samantha Power, para com os refugiados sírios. Eles tiveram uma experiência de realidade virtual com o filme ‘Clouds Over Sidra’, do cineasta Chris Milk, um documentário de nove minutos sobre uma jovem garota no campo de refugiados Za’atari.

Toyota Teen’s Drive 365

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A RV está dentre as principais tecnologias que vêm ganhando o interesse dos mais diversos setores. Utilizando o benefício da experiência, a Toyota resolveu implantá-la para ensinar jovens motoristas a dirigirem melhor e serem menos distraídos no volante.

Com o headset de realidade virtual, os participantes podem se guiar por ruas engarrafadas de uma cidade, ouvir o som do tráfego e de pessoas conversando, além de tomarem cuidado com distrações como mudança de rádio e envio de mensagens. A experiência fez parte do programa Toyota Teen’s Drive 365, que ocorreu em janeiro de 2015.

Nescafé 360º

Em setembro, Google e Nescafé se uniram para oferecer aos seus clientes uma experiência diferente: os consumidores eram levados para uma lavoura de café com a ajuda de óculos de realidade virtual.

Após baixar o app Nescafé 360º em seus smartphones, os usuários os colocavam dentro do visualizador de RV Google Cardboard, feito de papelão. Ao equipá-lo na cabeça, a sensação era de se estar numa lavoura de café.

Para conseguir o feito, foram filmados três vídeos em 3D que exibem como a Nestlé tem apoiado cafeicultores dentro dos padrões de qualidade e sustentabilidade estabelecidos.

Icaros

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Desenvolvido pela companhia alemã Hyve, a estação de exercícios físicos foi mostrada primeiramente em outubro de 2015 na conferência da revista WIRED e permite ao usuário ter uma experiência de voo e em diversos ambientes de realidade virtual. Compõe a tecnologia um headset e o equipamento que trabalha com os músculos dos ombros, costas, abdominais e pernas. O lançamento está previsto para o começo de 2016.

Guia de Meditação

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Com o lançamento agendado pela Oculus Rift para o último bimestre de 2015, o Guia de Meditação permite uma experiência de realidade virtual a qual o usuário pode personalizar, alterando o tempo de duração e explorando lugares relaxantes, como praias tropicais, florestas e pequenas lagoas. Bom para quem procura paz em tempos de estresse e correria.

Overview Effect

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Falar de viagens espaciais remete automaticamente a uma experiência incrível, mas quase impossível de realizar. Com isso em mente, a SpaceVR levantou mais de 100 mil dólares em crowdfunding para desenvolver o Overview Effect, que nada mais é que uma câmera de 360 graus que captura imagens da Terra do observatório da Estação Espacial Internacional. Dessa forma, é possível, com a realidade virtual, ter uma visão completamente privilegiada do espaço e do nosso planeta.

Uniqlo UMood

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Sabe aquele momento que você não sabe qual roupa comprar? Então, parece que isso são tempos passados. Lançado em outubro 2015 em lojas australianas, o Uniqlo UMood é acoplado à cabeça do consumidor e analisa seu humor e atividade cerebral quando influenciado por imagens de diversas vestimentas. O cliente assiste a uma tela que exibe uma série de roupas com estampas diferentes, e o aparelho mede o que seu cérebro “sentiu” ao vê-las, apontando a melhor opção.

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Ainda seguindo o humor das pessoas como parâmetro para saber qual produto vender, o Abstract_, lançado na Dinamarca em julho de 2015, funciona da seguinte maneira: o usuário entra no site da empresa e, por meio da webcam, o aparelho faz uma leitura da fisionomia do cliente, selecionando estampas e padrões que mais combinam com ele.